arte urbana / EMPODERAMENTO FEMININO

CABO VERDE/PORTUGAL

PROJETO ESPELHO

Representantes eleitos pelos cidadãos, os deputados fazem a ponte entre as aspirações e interesses dos cidadãos e as Instituições. Neste Dia da Europa uma série de atividades tenta aproximar os eurodeputados e o trabalho que desempenham dos cidadãos que representam.

No dia em que se celebra a Europa e se lança a Conferência sobre o Futuro da Europa, os eurodeputados são convidados a deixar uma mensagem e a partilhar pontos de vista e expectativas.

fotografia ©José Farinha​

Rafi die Erste, é um dos nomes em ascensão no panorama da arte urbana em Portugal.

Neste projeto, organizado em parceria com a Delegação da União Europeia em Cabo Verde, a artista constrói uma figura feminina com referências que lhe são trazidas por raparigas jovens, ao longo de um processo de conversa, partilha e tomada de consciência de questões de identidade e valor-próprio.

A primeira fase tem lugar em Cabo Verde, e resultará num mural num bairro da cidade da Praia, marcado por frequentes casos de insucesso escolar e gravidez juvenil. A mesma silhueta da figura (África) pintada em Cabo Verde será mais tarde proposta a jovens da cidade da Maia, que irão sugerir cores, detalhes citações e simbologias próprias para definir a figura do seu mural (Europa).

A silhueta é a mesma, o processo é semelhante, mas referências diferentes vão criar interpretações diferentes duma mesma figura refletida pelo Oceano. O processo servirá também para que as jovens de um lado e do outro se conheçam e discutam as respetivas maneiras de viver e de fazer face a problemas, estabelecendo um contacto que se espera perdure para lá do projeto.

fotografia ©José Farinha​

Slide Heading
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Click Here
Previous
Next

fotografias ©José Farinha​

© Copyright 2021 – Todos os direitos reservados.  JVS BOOKING para Parlamento Europeu em Portugal. Website desenvolvido por Fátima Santos Filipe.