letras

PONTE FM

De emissão em emissão, as três rádios fazem a ponte entre elas, e numa programação especial de seis horas sem intervalo - através das suas frequências online - sucedem-se e completam-se com entrevistas, leituras e apresentação de variados estilos musicais que celebram, mas também questionam a Europa e a sua abertura ao Mundo.

Alexandre Moura e Susana Helena (“Rua da Europa”)

 
 

 

 

12h00 – 13h00
Entrevista com responsáveis pela nova rubrica “Rua da Europa”, iniciativa da EuropeDirect Algarve e Centro de Documentação Europeia (CDE) da Universidade do Algarve.
 

Emissão do programa nº 1 da “Rua da Europa” .

Entrevista com a fundadora do ‘SPEAK Faro – Language & Culture Exchange’, projeto que pretende juntar estrangeiros com nativos para criar uma rede de suporte, estimular eventos de grupo, e, sobretudo ensinar idiomas numa lógica de partilha.

 
Entrevista ao fundador do Muntu’, projeto africano para a igualdade de género através da defesa duma masculinidade positiva na comunidade migrante dos PALOP em Portugal.
13h00 – 14h00

Programa de autor de música africana, ‘Nos trilhos de África’, da autoria de Didier Grelha, numa edição especial dedicada à música com origem nos PALOP.

programa “Nô Badja”

14h00 – 15h00
Conversa com Fernando Jorge Cardoso e Lídia Pereira com o objetivo de debater a Europa e em particular a sua abertura e ligação aos países de língua portuguesa. A RUC procurará conciliar a visão e a ação política das relações Europa-África com a perspetiva académica de quem conhece e trabalhou no continente africano. A moderação está a cargo de Diana Rodrigues, repórter da RUC e estudante de Relações Internacionais da Faculdade de Economia.  
 

Fernando Jorge Cardoso é professor associado convidado do ISCTE-IUL, membro do Centro de Estudos Internacionais e diretor executivo do Clube de Lisboa. É economista, licenciado pela Universidade Eduardo Mondlane e doutorado com agregação pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa. Em Moçambique, foi diretor da Faculdade de Economia da UEM, assessor do Ministro do Plano e diretor-geral da Açucareira Maragra. Em Portugal, chefiou o programa África do Instituto de Estudos Estratégicos e Internacionais, foi vice-reitor da Universidade Moderna de Lisboa.

Lídia Pereira é natural de Coimbra, estudou economia na FEUC. É mestre em estudos económicos europeus pelo Colégio da Europa, em Bruges. Em 2019 foi nº2 do PSD às eleições para o Parlamento Europeu. Atualmente é eurodeputada e presidente da Juventude do Partido Popular Europeu (YEPP).
15h00 – 16h00
Emissão especial “Nô Badja”
Dos musseques de Angola aos fundões de São Tomé, da música mandinga da Guiné ao funaná de Cabo Verde e à marrabenta de Moçambique. Um programa de divulgação da música lusófona com locução e realização de Inês Nascimento Rodrigues, João Gaspar e Filipe Cravo. 

créditos Nuno Gonçalves

 
 

 

 

16h00 – 17h00
Programa Erasmus +
Os desafios que a pandemia impôs às universidades e aos estudantes. As explicações de todos os processos pela voz da pró-reitora para a Internacionalização, Carla Martins, as experiências partilhadas por dois alunos da Universidade do Minho que recentemente tiveram a oportunidade de partir para a República Checa, no caso de André Brito, e para Espanha, no caso de Joana Bragança. A pandemia não os impediu de partirem à aventura.
– Participação de dois alunos da comunidade lusófona. A língua e a história que une Portugal e Moçambique e a oportunidade de prosseguir a formação académica superior em terras lusas.
17h00 – 18h00
Acolhimento e a integração de migrantes refugiados, com enfoque para os exemplos de Braga, através da Adolescere, uma Associação de Apoio à Criança e ao Adolescente que nos últimos meses tem acolhido várias famílias refugiadas monoparentais. Testemunho emotivo na primeira pessoa de jovens mulheres refugiadas que encontraram na Europa a oportunidade de sobreviver e de recomeçar.
 
Uma emissão conduzida por Elsa Moura, Diretora de Informação da RUM  

© Copyright 2021 – Todos os direitos reservados.  JVS BOOKING para Parlamento Europeu em Portugal. Website desenvolvido por Fátima Santos Filipe.